quinta-feira, 3 de outubro de 2013

[RESENHA] Garotas de Vidro


Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Já tinha algum tempo que eu queria ler esse livro. Mas, mesmo sabendo do que se tratava, eu não posso dizer que já esperava o que estava por vir. 
O livro é narrado em primeira pessoa e a forma com que a autora se posiciona nos dá a impressão de estarmos dentro da cabeça de Cassie e nos faz compreender a forma de pensar dela, mesmo não concordando
Apesar de ser uma leitura que flua bastante, está longe de ser leve então se você pretende ler esse livro tenha em mente que você lerá algumas coisas e formas de pensar que você não está acostumada.
A primeira coisa que me chamou atenção no livro foi o título e foi um grande desapontamento perceber que não tem nenhuma ligação com a narrativa. Tanto o título original quanto a história faz referência ao fato das garotas serem geladas, frias...(devido ao fato de não terem gordura corporal o suficiente pra se manterem aquecidas). Não existe nada relacionado com "vidro".
O livro em si é uma leitura que vale a pena, mesmo sendo um tema pesado eu super recomendo.


2 comentários:

  1. Olá Carol! Te indiquei para uma tag lá no blog. Visite e participe. Beijos!

    http://recantodelivros.blogspot.com.br/2013/10/tag-name-book-game.html

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga gostei da sua resenha o livro aborda um tema bem polemico né, gosto dos livros da Novo conceito!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir