domingo, 1 de setembro de 2013

[RESENHA] Os Filhos de Anansi



Sinopse: O livro conta a história de Fat Charlie, um tímido americano que escolheu ter uma vida pacata e sem-graça como contador numa empresa londrina. Ao ir ao funeral de seu pai, Sr. Nancy, Fat Charlie ouve uma velhinha, amiga do pai há anos, dizer que ele na verdade era o deus Anansi, uma divindade trapaceira e brincalhona da mitologia africana. A partir desse episódio, sua vida vira de cabeça para baixo.
Os Filhos de Anansi mistura mitologia com toques xamanistas, elementos do folclore afro-americano e uma deliciosa descrição do mundo interior de um homem muito tímido mas, acima de tudo é uma história sobre algo bastante comum: as conturbadas relações entre pais e filhos.Tudo isso envolto num humor discreto capaz de fazer o leitor rir com uma única linha.
A obra é a continuação do consagrado escritor Neil Gaiman para sua saga a respeito de deuses modernos.


Ainda bem que as impressões que eu tive até a página 100 não se manteram. Um pouco depois disso Fat Charlie finalmente tomou uma atitude e a história começou a evoluir. Algo que achei bem interessante da parte do autor foi o amadurecimento dos personagens ao decorrer do livro sem a descaracterização deles.
Ao mesmo tempo em que Fat Charlie foi aprendendo a se valorizar e a lutar pelo que quer, Spider foi aprendendo que o mundo não gira ao redor dele espontaneamente e que era melhor viver num mundo sem tantos truques para sempre se dar bem;
A escrita do autor é simplesmente fantástica, e mesmo quando você tem raiva de todos os personagens você não consegue se desgrudar do livro.
Qualquer pessoa que goste de fantasia ou de mitologia vai gostar de ler esse livro e conhecer um pouco mais de Anansi e seus filhos.

"É mais fácil uma pessoa mentir pra si mesma quando diz isso em voz alta."



Um comentário: