domingo, 4 de agosto de 2013

[RESENHA] O Homem que Calculava



Sinopse: As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

O Homem que Calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção.








Sou suspeita para falar sobre esse livro já que eu o li com 11 anos e ele teve uma influência considerável pelo meu gosto pela matemática. Ele conta a história do calculista Beremiz Samir e sua maneira fácil e simples de resolver problemas matemáticos que algumas pessoas possam achar complicados. Ao decorrer do livro ele vai ganhando o prestígio e a admiração de diversas figuras políticas de Bagdá, Egito e até mesmo a Índia.
Ao mesmo tempo em que o livro mostra vários ensinamentos dos maiores matemáticos da história (até o momento em que a narrativa acontece), ele mostra diversos hábitos da religião muçulmana, já que o livro é narrado pelo ponto de vista de um muçulmano bagdali amigo do calculista e por isso apresenta diversas notas de rodapé explicando expressões, hábitos e termos comumente usados nessa religião.
O livro também apresenta várias ilustrações durante o livro sendo elas algumas com o intuito apenas estético e outras mostrando a resolução do problema solucionado por Beremiz, o que ajuda bastante a visualizar o problema e entender a explicação mesmo que você não tenha facilidade com o assunto.
Ele é um livro infanto-juvenil, por isso tem uma leitura bastante fácil.Porém, é gostoso de ler em qualquer idade, dá facilmente para termina-lo em um dia.



Um comentário:

  1. Eu acho que não é pelo que eu me interessaria ~normalmente~ mas deu pra ver que te influenciou muito e me trouxe à cabeça Gênio Indomável, já viu? Se não viu, eu acho que você iria gostar! Enfim, deve ser bom e ser direcionado ao público jovem é tão bom, não? Assim pode influenciar e isso é muito maravilhoso!
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir