sábado, 27 de julho de 2013

[RESENHA] Uma Estranha Simetria

Primeiramente, desculpa pelo sumiço! Depois de ler O Eterno Barnes, eu fui ler Insaciável em pdf e eu não sei se foi a versão digital ou o livro mas eu achei beem mais ou menos e me deu muita ressaca literária, por isso eu acabei lendo em 4 dias o que eu demoraria pouco mais 1 dia, que foi Uma Estranha Simetria.

Sinopse: "Depois de uma elogiada estréia literária, Audrey Niffenegger escreve em seu segundo romance sobre a relação entre irmãos gêmeos. A história de Uma estranha simetria, gira em torno da morte de Elspeth Noblin, que transforma-se em um fantasma. “Elspeth se torna um fantasma porque, ao morrer, ela se recusa a ir embora. É essencialmente a sua própria vontade que a mantém aqui. O que eu deixo um pouco no ar é o quão sincera ela está sendo. Ao longo do livro é a sua extrema força de vontade que faz tudo acontecer”, explica a autora. Quando Edie, a irmã gêmea de Elspeth, recebe a notícia de sua morte, vem junto uma surpresa: ela deixou para as sobrinhas o seu apartamento com vista para o imponente cemitério Highgate, em Londres – com a condição de que as duas vivam lá por um ano. Quanto a Edie e seu marido, Jack, o testamento estipula que não podem acompanhar as meninas na mudança nem entrar no apartamento." 


Por conta dessa ressaca literária esse livro só começou a me prender lá pela página 39, mas mesmo assim só foi quando eu cheguei na parte dois, mais ou menos página 130, é que eu comecei a gostar bastante do livro. 
Ele conta a história das gêmeas Poole, Julia e Valentina, que por sua vez são filhas de Edie, umas das gêmeas Noblin (Edie e Elspeth). Elspeth morre logo no início e deixa a sua herança para as sobrinhas contanto que elas morem durante uma ano no seu apartamento e os pais delas não podem entrar no imóvel. As meninas se mudam para o apartamento mas não sabem que o fantasma da sua tia está preso lá. A partir daí a história se desenrola através dos conflitos existentes na vida das gêmeas e do seu contato com o sobrenatural.
Como disse anteriormente, a história não me pegou de primeira, demorou um pouco. Porém, os meus sentimentos em relação as personagens apareceu de forma muito rápida. Senti pena de Elspeth por morrer e se ver aprisionada no seu antigo apartamento sob a forma de fantasma, senti raiva de Julia por ser tão egoísta e mandona e me cativei por Valentina em busca da tão sonhada liberdade. Tudo bem que minhas opiniões a respeito de Julia e Elspeth mudaram, gostei bastante do final que a autora destinou às três.
Esse livro tem certa complexidade se tratando das relações familiares mas acho que a autora soube definir bem. Só alguns aspectos me incomodaram inicialmente mas depois que que analisei bem a situação vi que foi a melhor saída encontrada.
To tentando me conter pra não soltar nenhum spoiler então o que eu tenho a dizer é que o livro é muito bom e vale a pena ser lido. Não é uma leitura difícil, uma vez que você pegou o jeito pode terminar o livro em um dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário